BANDEIRA

A nossa bandeira mostra de maneira simbólica todos os nossos ideais.
Foi criada no centenário do nascimento do Pe. José Kentenich, selando através do tempo a promessa de muitos Pioneiros que querem entregar-se para construir o reino de Schoenstatt

Fundo (Azul): Mostra um pequeno céu que queremos trazer para a Terra, fazendo-a assim assemelhar-se o mais possível ao Reino de Deus, onde podemos viver com amor, pureza, liberdade, justiça e verdade, os ideais que um pioneiro deseja conquistar.

Círculo (Amarelo): Lembra a sólida e permanente união dos Pioneiros, mostrando uma unidade sem fim. A cor lembra o ouro, isto é, unidade nobre que não se corrói, tal como a nossa amizade.

Interior do círculo (Branco): É o mundo novo que o Pioneiro quer construir, sendo este o mundo em que brilha a luz de Maria, que ilumina, abre caminho e mostra a pureza da Nossa Mãe.

Cruz-espada (Negra): São dois símbolos fundidos, sendo que a Cruz-Negra representa o ideal de santidade que os primeiros congregados desejaram na época da fundação do Movimento, encontrando em José Engling o exemplo vivo de entrega total à Nossa Mãe. Em cada extremo da cruz, encontramos um triângulo que representa as 12 leis dos Pioneiros. O extremo da cruz virado para cima, para o céu, representa a vida espiritual, a nossa relação com Deus e Nossa Senhora. Os extremos ou triângulos virados para os lados simbolizam a nossa vida comunitária e ambiental, sendo o último extremo, virado para baixo, representativo da nossa vida pessoal.

Santuário (Vermelho): O Santuário encontra-se integrado na Espada e é o que dá força à espada para abrir caminho. A cor vermelha simboliza o sacrifício e entrega de Cristo, o Grande Pioneiro de Deus Pai, que derramou o seu sangue pela humanidade e abriu caminhos de reencontro com Deus. O Santuário chama-nos também a oferecer diariamente o nosso Capital-de-Graças.

Coroa (Branca): No centro do Santuário, encontramos a Coroa Branca, que indica a presença da Mãe. Resplandece o branco da pureza e mostra a vitoriosidade de Maria. As três pontas expressam a relação da Nossa Mãe com Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo, intercedendo sempre por nós, filhos.

Triângulo (Preto): No interior do Santuário, acima da Coroa, vemos o símbolo de Deus Pai, o Olho de Deus, que cuida, protege e conduz os Pioneiros.

PIONEIROS DE SCHOENSTATT