QUEM SOMOS?

PIONEIROS:Os Pioneiros de Schoenstatt fazem parte da Juventude Masculina do Movimento Apostólico de Schoenstatt e destinam-se a rapazes dos 13 aos 18 anos (8º ao 12º anos de escolaridade).

SCHOENSTATT:O Movimento de Schoenstatt é uma corrente espiritual da Igreja católica que nasceu há cerca de 100 anos na Alemanha. O seu objectivo é formar cristãos que, através de uma especial vinculação a Nossa Senhora, possam ser protagonistas na renovação da sociedade, nos diferentes âmbitos em que vivem. Em Portugal, o movimento existe há mais de 50 anos.​

ORGANIZAÇÃO:

1. GRUPO DE VIDA

A célula fundamental do Movimento é o grupo de vida. No caso dos Pioneiros, é um grupo de rapazes da mesma idade que serve como uma comunidade forte de amizade e de ideais. Os grupos reúnem-se uma vez por semana e fazem de vez em quando jornadas para aprofundar o seu espírito. São conduzidos por um rapaz mais velho a quem chamamos dirigente.

2. RAMO

O Ramo é o nome que usamos para falar de todos os grupos de Pioneiros. Uma vez por mês, o ramo reúne-se para celebrar uma Missa e, sobretudo, durante as férias escolares (Natal, Páscoa e Verão) realiza uma atividade mais prolongada de convívio e formação.

3. FAMÍLIA DE SCHOENSTATT

A Família de Schoenstatt é o conjunto de todos os ramos (raparigas, rapazes, casais, mães, homens, mulheres consagradas e sacerdotes) da qual fazem parte os membros do Movimento e que se abre também a todas as pessoas e famílias que se sentem espiritualmente ligadas ao Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt. Como Família, realizamos actividades ao longo do ano destinadas a todas as famílias, por exemplo, a peregrinação a Fátima e o Arraial das Famílias.

PIONEIROS DE SCHOENSTATT